Quarta, 14 Novembro 2018
modulo2017

Enduro Extreme Challenge

 | pdfregulamento-rdx-2017.pdf | Fotos dos anteriores | Inscrição

Nove dicas sobre o filtro de ar
filtro

1º - Os filtros de ar estragam-se?

Sim. Ele não se estraga por filtrar o ar, mas de ser limpo e lavado. Mas isso não quer dizer que não o deva lavar ou limpar. Quanto mais nocivo o solvente de limpeza mais rápido ele se estragará. A espuma ficará ressequida, quebradiça e perderá as suas propriedades.

2º - Qual o melhor produto para se limpar o filtro?

Querosene é provavelmente o melhor. É o menos volátil e não tão nocivo à espuma. Produtos preparados exclusivamente para a finalidade também são indicados.

3º - Qual o pior produto para limpar o filtro?

Gasolina. Ela acaba com a estrutura à base de petróleo do filtro de ar.

4º - Qual é o período de vida útil de um filtro?

Um filtro de ar poderia durar para sempre se não for limpo, mas motor não conseguiria ‘respirar’. Um filtro bem tratado durará umas 50 limpezas. Depois disso, a cola usada começará a perder aderência .

5º - Qual o pior erro que se pode cometer?

Espremer ou torcer o filtro para secar.

6º - A sujidade é a pior inimiga do filtro?

Não, mas a água é. A sujeira é bloqueada por um filtro bem lambuzado de óleo. A água pode impregnar o óleo, dispersá-lo e assim permitir que a sujeira passe pelo filtro. Se você lava a moto com uma máquina de alta pressão passe novamente óleo no filtro, mesmo que ele esteja completamente limpo.

7º - Deve-se passar gordura na borda?

Se o filtro tem uma base bem fina, é aconselhável passar gordura entre o filtro e a caixa de ar. Na maioria dos casos isso não é necessário, mas também não vai prejudicar. Use uma gordura resistente à água.

8º - Quanta sujidade suporta um filtro?

Às vezes é possível olhar para ele e ver que está a precisar ser limpo. As duas coisas mais importantes a ter em atenção são: (1) Cobertura da superfície. Se há sujeira a cobrir cada centímetro quadrado, precisa ser limpo. (2) Quantidade de sujeira. Mesmo os filtros que parecem estar limpos podem ter pequenas partículas de sujeira impregnada nos poros. Na dúvida, não acelere, limpe o filtro de ar.

9º - É preciso usar um óleo específico para filtro de ar?

Sim. É possível usar óleo de motor, mas não é tão bom quanto óleo de filtro. Óleo de motor é muito fino e passará através do filtro, ocasionando duas coisas: (1) Pingará para fora da caixa de ar directo para o chão. Isso é mau, porque além da ‘poça d’oleo’ no chão da garagem o filtro não estará devidamente oleado quando for solicitado. (2) Por causa de sua viscosidade, será aspirado para dentro do motor quando acelerar forte. Por isso é que muitas vezes ouvimos motos "engasgadas" nas primeiras voltas à pista, ou nos primeiros quilómetros num trecho. Isso é porque o piloto acabou de olear o filtro e o óleo está a passar para a camara de combustão. Óleo de filtro específico tem substâncias químicas e portadores que ajudam a dispersá-lo uniformemente até evaporar.

10º - Quando se deve olear o filtro?

De preferência no dia anterior à corrida, ao treino ou passeio.
 
rd2013-cab

Extreme Enduro Challenge

 | pdfregulamento | Fotos do anterior

rd2014-banner

Prova de Extreme Enduro

 | pdfregulamento | Fotos do anterior

rd2015-230x130

Enduro Extreme Challenge

 | pdfregulamento | Fotos dos anteriores

modulo230x130mmRD2016

Enduro Extreme Challenge

 | pdfRegulamento | Fotos dos anteriores